Internet: o que gosto de ler

Em um texto anterior, eu sugeri alguns livros que recomendo para pessoas que querem debater e participar da política nos dias atuais. Agora, neste texto, eu sugiro alguns sites, blogs e perfis de pessoas conhecidas, no Twitter e no Facebook. Não apenas de política, como também de outros assuntos. A Internet tem muito lixo, muita difusão de boataria, mas também tem conteúdo muito bom, pode servir como um excelente meio de informação e opinião, mais democrático que as grandes redes de televisão e os grandes jornais e revistas. O que eu leio e sugiro é o que eu considero importante para entender a realidade em que vivemos.

Sobre Economia, eu gosto de ler o blog do Paul Krugman. Outro economista norte-americano que eu gosto de ler é o Joseph Stiglitz, que tem um perfil no Twitter, no qual ele dá link para alguns textos de sua autoria. Entre os brasileiros, eu gosto de ler o blog do José Luis Oreiro. Este economista também tem um perfil no Facebook. Eu também acompanho o perfil no Facebook do Luiz Carlos Bresser-Pereira. Ele tem boas postagens. Eu também estou no grupo de Facebook da Associação Keynesiana Brasileira.

Sobre Política, eu acompanho o Idelber Avelar no Twitter e no Facebook. Ele ficou muito comentado por causa do Episódio, sobre o qual não tenho opinião formada. Mas independente disso, ele tem boas postagens sobre política, direitos humanos e cultura. Também gosto de ler o Raphael Tsavkko. Sim, ele é meio exagerado. Mas quem não tem microfone muito poderoso precisa gritar para ser ouvido. Outros perfis públicos no Facebook (alguns também tem no Twitter) que eu gosto de ler são o do Maurício Santoro (já deu uma ótima entrevista aqui no Trincheiras), do Leonardo Sakamoto, do Moysés Pinto Neto, do Gunter Zibell, do Viveiros de Castro, da Cynthia Semíramis, do Renato Janine Ribeiro, do Kennedy Alencar, do Mattheus Pichonelli, do Pablo Ortellado, da Laura Capriglione e do Bob Fernandes. Também gosto da Flávia Penido, também conhecida no Facebook como Ladyrasta e no Twitter como dona ddivinas tretas. Eu gosto ainda de ler no Facebook a página do grupo Ação Crítica, que tem ótimas análises da política brasileira atual.

Sobre Cultura, eu gosto de ler o blog e o perfil no Facebook de André Forastieri. Sobre Esportes, eu leio o blog do Juca Kfouri (para o qual podemos ter acesso também a partir de seu perfil no Facebook) e também o Esporte Final.

Ciências Naturais, eu acompanho o Canal do Pirula. Ele tem ótimos vídeos, bem didáticos para leigos, sobre Ciências Naturais e tem boas abordagens até mesmo sobre Ciências Sociais, embora eu não concorde com todas as suas opiniões, assim como não concordo com todas as opiniões de todos os que mencionei aqui. Do Clarion eu não gosto tanto assim, embora um ou outro vídeo dele eu recomendo. O Canal Nerdologia eu acho bem interessante.

De notícias, além dos sites dos grandes jornais brasileiros , eu também acompanho as páginas no Facebook do El País Brasil e da BBC Brasil. Ambos têm algumas notícias sobre o Brasil que não são muito destacadas pelos nossos jornalões.

Eu ainda participo do Atlas Forum, que é um fórum internacional de discussão de política e assuntos similares, com gente de várias nacionalidades. Há discussões de alto nível.

E óbvio, sobre leituras na Internet, não perco os textos dos meus colegas aqui do Trincheiras.

Comentários