Aniversário: o Trincheiras completa um ano

O jornal virtual Trincheiras completa um ano de sua criação.

A ideia de criar o Trincheiras surgiu no grupo de debate político no Facebook chamado de “Isso aqui não é uma democracia”, um nome irônico para um grupo que era sim uma democracia. Trata-se um grupo de pessoas que tinham feito parte do “Olavo de Carvalho nos Odeia”.

O propósito foi criar um jornal virtual para expor a grandes audiências abordagens progressistas de alguns temas muito discutidos em redes sociais. Entre estes temas, estão políticas econômicas, políticas culturais, direitos trabalhistas, educação, artes, feminismo, movimentos sociais, opinião pública, mídia de massas, religião e ateísmo, polícias, sistema carcerário.

Enquanto oligopólios de mídia e páginas no Facebook de grupos de direita fazem a cabeça pessoas com ideias conservadoras, muitos progressistas permanecem em suas bolhas dialogando só entre eles. A ideia da criação de um jornal virtual progressista nasceu da percepção de que isto precisava mudar.

Quem inspira muito nesta luta são as ideias daquele pensador italiano que escreveu dentro do cárcere durante o regime fascista em seu país. Tais ideias permanecem vivas e atuais.

A batalha da opinião se torna ainda mais importante dada a situação política do Brasil atual. Eu já escrevi neste jornal virtual sobre a situação política do Brasil atual aqui e aqui, não preciso repetir. Nestes textos, eu expliquei porque a situação é grave e porque não devemos ficar parados.

Devemos criar trincheiras para defender direitos sociais, individuais e políticos, que estão sob ataque de bancadas ultraconservadoras do Congresso, juízes, policiais, oligopólios de mídia e governo sem voto. Quase todos estes itens já existiam um ano atrás. O último item foi estabelecido há menos de um ano.

Em um ano de existência, obtivemos resultados nada desprezíveis. Houve um total de 81.176 visualizações do nosso site. Visualizações que partiram de 54.011 IPs diferentes. Como podemos ver neste gráfico, no primeiro mês, tivemos o maior número de visualizações, porque houve um trabalho intenso de divulgação. Depois que o entusiasmo de alguns colaboradores diminuiu, houve redução da divulgação e consequente redução do número de visitas. Porém, a partir de março de 2016, foi iniciado um novo movimento de crescimento do número de visitas. Em setembro de 2016, houve quase 7.200 acessos, e se mantivermos no mesmo ritmo, o número será ainda maior em outubro, ainda maior em novembro…

trincheiras-30-setembro-2016

Alguns textos publicados receberam mais de mil visualizações ao longo do ano, como pode ser visto nesta lista

trincheiras-30-setembro-2016-3

Além de textos dos nossos colaboradores, neste um ano de existência entrevistamos os professores da UERJ Maurício Santoro e Luiz Fernando de Paula, professores bem conhecidos não apenas no meio acadêmico, como também na mídia.

Para concluir, parabéns a todos nós que colaboramos com este jornal virtual. E esperamos um segundo ano melhor. E esperamos que nossos esforços geram resultados práticos.

aniversario-trincheiras

Comentários