Sobre

Trincheiras é uma revista virtual independente. Prioriza temas sobre política, economia, filosofia e cultura. Seus fundadores e atuais colaboradores se conheceram em comunidades online dedicadas a discussão política, alguns desde os tempos de Orkut.

A gênese do Trincheiras nasceu da necessidade de debatermos de forma horizontal o momento político vivido pelo Brasil e pelo mundo. Levantamos “trincheiras de resistência” contra o retrocesso político, social e econômico, contra os ataques de setores conservadores da sociedade, cada vez mais fortes. Lutamos pelo fortalecimento da democracia, da liberdade e da utopia. O mote que nos guia e deu o nome é justamente as necessárias trincheiras para proteção dos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras, das mulheres, da comunidade LGBTT, dos negros, dos jovens, e de todos aqueles que se sentem violados por políticas reacionárias e opressoras. Desejamos debater ideias, ampliar as lutas de base e acreditar que um ouro mundo é possível. Desejamos que as ideias voltem a ser perigosas para que possamos simbolizar esses aspectos do real que tem nos achacado. Somos jovens, velhos, pretos, brancos, inomináveis. Somos desgarrados, dissidentes, ovelhas negras que não compactuam com os “homens de bem”, mas acreditam no caminho da esquerda.

“Desejamos que a esperança seja uma das forças dominantes das revoluções e das insurreições. Somos trincheiras armadas de esperança como concepção de futuro.”